terça-feira, 8 de março de 2011

Orientação Espíritual

 A Oração

A oração é o único canal de comunicação entre o homem e Deus . Através dela , mantemos comunhão com o nosso Senhor Jesus Cristo . Quando fazemos uma oração sincera e honesta , estamos abrindo o nosso coração diante  do Senhor ; esta é a oração em espírito e em verdade da qual a Bíblia fala . Ao orarmos assim , percebemos as nossas maiores necessidades e o quanto somos dependentes de Deus , além de desenvolvermos forças espírituais que nos garantem vitória nas tentações .

Como a oração é uma expressão da alma humana em relação ao seu Criador , não é necessário que seja erudita ou sofisticada , com lindas palavras , pois Deus sabe exatamente quem somos e o que desejamos . Deve ser simples e objetiva , imbuída do máximo de humildade .

A oração só será eficaz , ou seja , receberá resposta , se , ao falarmos com Deus , tivermos absoluta certeza de que Ele está com os Seus ouvidos atentos aos nossos clamores . Se isso não acontecer na hora em que estamos orando , nossas palavras serão vãs . Por isso mesmo , o ambiente no qual devemos orar deve ser propício , a fim de podermos nos concentrar naquilo que estamos fazendo , com todo o fervor do coração .

Quando o Senhor Jesus ensinou aos Seus discípulos a oração do Pai - Nosso , não era Sua intenção que usássemos literalmente todas as vezes em que desejássemos falar com Deus . Ele apenas quis deixar um modelo de como devemos nos comunicar com o nosso Pai Celestial .

Características de uma Oração - São muitos os aspectos de uma oração , mas vamos simplificá - los e dividi - los em três partes :

1 - Adoração        
2 - Pedido            
3 - Agradecimento

1. Adoração - A adoração é essencial , para que se possa entrar na presença de Deus em oração . Ela enriquece a nossa humildade , além de mostrar a sinceridade da alma , dignificando , honrando e magnificando ainda mais o nosso Senhor e Deus . Ao entramos na presença do Senhor com adoração , estamos reconhecendo a Sua santidade .

Eis alguns exemplos de orações que alcançaram os objetivos :

- A oração de Ezequias ( 2 Reis 19.14 - 19 )     
- A oração de Elias ( 1 Reis 18.36 )                  
- A oração de Davi ( Salmos 8 )                        
- A oração do Senhor Jesus ( Mateus 6.9 - 13 )  
- A oração da Igreja Primitiva ( Atos 4.24 - 31 )
- A oração do leproso ( Mateus 8.2 )                 
- A oração da mulher cananéia ( Mateus 15.22 )
- A oração de Jairo ( Marcos 5.22 , 23 )             

Em todas essas orações , verificamos que a adoração foi a primeira coisa que se fez .

Neste mundo vil , onde não existe uma só pessoa perfeita , há honrarias por parte daqueles que se consideram inferiores para os seus superiores . Por exemplo : os juízes são honrados com um "meritíssimo " ; os presidentes , senadores , deputados , governadores , prefeitos , etc . são tratados com uma " excelência ". Como muito maior razão , devemos entrar na presença de Deus com todas as honras , glórias e louvores que pudermos dar , pois Ele e somente Ele é digno de toda nossa adoração !

Nossa adoração também provoca milagres extraordinários em nossas vidas . Foi o que aconteceu com os apóstolos Paulo e Silas , quando estiveram presos e agrilhoados . Eles começaram a orar e cantar louvores a Deus , enquanto os companheiros de prisão escutavam . De repente , por volta da meia - noite , sobreveio um terremoto , que sacudiu os alicerces da prisão . Abriram - se todas as portas e as cadeias de todos que ali se encontravam  ( Atos 16.24-26) .

A verdade é que os louvores ministrados a Deus são o Seu alimento . Assim como o perfume das flores atrai as abelhas , nosso louvor e adoração , tal qual incenso , atrai a presença de Deus até nós . Por isso , antes de fazermos qualquer pedido ao Senhor , devemos atrai - Lo com os nossos louvores .

2. Pedido - O Senhor Jesus antes de nos ensinar a oração do Pai - Nosso , afirmou : " ... porque Deus , o vosso Pai , sabe oque tendes necessidade , antes que lho peçais . " ( Mateus 6.8 ) .

Realmente , todos os nossos pedidos são conhecidos por Deus antes mesmo que nós  os externemos , mas é necessário que peçamos , porque enquanto fazemos nossos pedidos estamos também despertando a nossa fé , na busca de um contato maior com Deus . Ao recebermos as respostas às nossas orações , o Senhor recebe ainda mais glórias de nossa parte . Daí , quanto  mais pedirmos , mais recebermos e mais glorificaremos o Senhor . Essa é a razão pela qual o Senhor Jesus disse : " E tu quando pedirdes em meu nome , isso farei , a fim de que o Pai seja glorificado no Filho . " ( João 14.13 ) . Nossos pedidos vêm glorificar o nosso Pai , através do nosso Salvador , Jesus .

O que pedir e oque não pedir - Nossos pedidos diante de Deus não têm valor algum se não tiverem um objetivo . Temos de considerar se glorificarão a Deus através de nós , em Jesus , ou se servirão apenas para nos afastar ainda mais d'Ele , isto é , com os prazeres da carne .

Tiago nos admoesta a respeito disso , dizendo :

" De onde procedem guerras e contendas que há entre vós ? De onde , senão dos prazeres que militam na vossa carne ? Cobiçais e nada tendes ; matais , e invejais , e nada podeis obter ; viveis a lutar e a fazer guerras . Nada tendes , porque não pedis ; pedis e não recebeis , porque pedis mal , para esbanjardes em vossos prazeres . Infiéis , não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus ? Aquele , pois, que quiser ser amigo do mundo constitui - se inimigo de Deus "

Tiago 4.1-4

Quantas vezes insistimos com Deus a respeito de alguma coisa , achando que é boa para nós e quando recebemos , ficamos arrependidos ?

Todos os pedidos que fizermos a Deus precisam estar de acordo com as Escrituras Sagradas , e sempre " segundo a vontade de Deus " . Por exemplo , a cura de uma enfermidade é a vontade de Deus . Está determinado na Bíblia , e o próprio Jesus ministrou - a para tantos quantos chegaram até Ele . A vida financeira abençoada é uma promessa de Deus e do Senhor Jesus ( Malaquias 3.10 ; João 10.10 ) . A paz celestial também é da inteira vontade de Deus ; Ele quer que nós a gozemos . Resumindo , podemos falar com Deus e pedir tudo o que se encontra dentro destes parâmetros :

- Bênção física - Cura divina                                        
- Bênção financeira - Suprimento amplo para as nossas necessidades materiais .
- Bênção espíritual - Salvação eterna em Cristo Jesus .                                        

       Muitos são aqueles que vivem a pedir uma bênção . Ficam , no entanto , esperando por isso a vida toda e não a alcançam . Por que ? Exixtem milhares de bênçãos prometidas na Bíblia e , se não explicitarmos o que realmente desejamos , o Senhor ficará sem poder nos atender . Se queremos um salário melhor , temos de dizer para Deus : " Senhor , eu quero um salário de X por mês " . Se nossa vontade é que o Senhor nos dê um carro novo , devemos estabelecer sua marca e modelo . Precisamos saber pedir , a fim de podermos saber receber !

3. Agradecimento - Essa parte tão importante da oração dispensa qualquer comentário , haja vista que um sentimento de " Graças a Deus " nunca será dispensado por aqueles que experimentam as Suas bênçãos . Quando agradecemos ao Senhor antecipadamente por um pedido , estamos provando a Ele nossa fé .

Nada do que foi explanado teria valor se não usássemos a chave para sermos atendidos : o nome do Senhor Jesus Cristo . Disse Jesus " E tudo quanto pedirdes em meu nome , isso farei ... " ( João 14.13 ). E Deus - Pai nos atende por causa do nome do Seu Filhjo Jesus . Este nome é o segredo do milagre nosso cada dia !

Fonte : Nos Passos De Jesus - Bispo Edir Macedo

Nenhum comentário: