domingo, 6 de março de 2011

Orientação Espíritual

O Jejum

O que é Jejum ?

O jejum é uma abstinência  parcial ou total de alimentos e tem finalidade afligir o corpo físico , a fim de alcançar mais força para o corpo espíritual . Não é que o corpo físico precise ser castigado pura e simplesmente , mas quando há um jejum ,  o corpo espíritual fica mais desprendido e , consequentemente , mais o apto para buscar um contato íntimo e profundo com Deus , que é Espírito .

Durante o jejum , o espírito fica mais à vontade , pois os desejos da carne são anulados pela força do espírito . Por isso , consideramos o jejum uma oração mais fervorosa que a feita com os lábios , por que nela há gemidos inexprimíveis da própia alma humana , em busca de benefícios individuais ou coletivos .

O jejum parcial é aquele em que a pessoa apenas faz abstinência de alimentos naturais . Foi o caso do próprio Jesus que , no deserto , durante quarenta dias e quarenta noites , não comeu absolutamente nada ( Lucas 4.2 ) .

Muito embora a Bíblia não faça referência quanto beber , consideramos que Ele tenha bebido água ; caso contrário , certamente os evangelistas teriam feito referência . Esse jejum é parcial porque , apesar de se deixar de comer qualquer coisa ,  ingere-se água . O jejum é também chamado de parcial quando a pessoa faz abstinência tanto de água quanto de alimentos , mas mantém relações sexuais com o marido ou a esposa.

Finalmente , o jejum é parcial quando se satisfaz a carne o mínimo possível .

O jejum total é aquele em que a pessoa faz abstinência de tudo oque diz respeito ao seu corpo físico . É o caso de Moisés , que "... esteve com o Senhor quarenta dias e quarenta noites ; não comeu pão , nem bebeu água ; e escreveu nas tábuas as palavras da aliança , as dez palavras . " ( Êxodo 34.28 ) .

No jejum total , há também um total desprendimento do espírito em relação à carne ; já no jejum parcial há um desprendimento parcial . Não podemos afirmar ser um jejum mais importante que o outro , porque ambos são jejuns e também porque isso depende de cada pessoa , segundo a sua própria fé e coração disposto diante de Deus .

Para nós , ambos são eficazes quando são realizados com propósito , segundo a vontade de Deus , Nem todas as pessoas têm condições físicas suficientes para suportar um jejum completo e , nesses casos , aconselhamos o jejum parcial. Se a pessoa tem muita saúde e vigor , deve fazer o jejum total , segundo a vontade do seu próprio coração.

O jejum não tem valor algum se , durante a sua prática , a pessoa não estiver em espírito de oração a humilhação diante de Deus . Como o jejum poderá ter efeito se a pessoa estiver praticando qualquer tipo de esporte ? Se ela procura se distrair com qualquer coisa , seu jejum passa a ser mera prática sem valor .

Muitos homens têm feito jejuns completos até a morte , sem que exista algum valor espíritual , pois o fazem num espírito de revolta e para chamar a atenção mundial . Ao contrário , o jejum , quer parcial ou total ,. deve ser feito com o objetivo de se chegar mais perto de Deus e , por isso mesmo , deve - se procurar ignorar o máximo possível as coisas terrenas.

O tempo e as ocasiões de observância ao jejum - o tempo de jejum nunca deve se iniciar após qualquer refeição , mas no mínimo três horas após a última refeição . Por exemplo , se a pessoa quer fazer jejum de seis horas , deve considerar três horas depois da última refeição e , então , iniciar o jejum , ou fazer abstinência durante 9 horas seguidas , logo após a última refeição .

A observância do jejum deve ser feita nas situações abaixo :

            - Em Calamidades públicas ( 2 Samuel 1.12 )
     - Em aflições da Igreja ( Lucas 5.33-35 )
- Em aflições alheias ( Salmos 35.13 )
      - Em aflições pessoais ( 2 Samuel 12.16 )
         - Em aproximação de perigos ( Ester 4.16 )
   - Em ordenação de ministros de Deus ( Atos 13.3 ; 14.23 )

Fonte : Nos Passos de Jesus - Bispo Macedo


9 comentários:

Leandro disse...

Arrebentou nesta Postagem Maninhaaaaa. Ficou ótima. Parabéns

♥мαηđα ƒσяє√єя♥ ѕσυzα disse...

Na Orientação Espíritual eu aprendi mais sobre o jejum , e sei qe o jejeum é algom munto serio e abrendi tambem qe os labios, as vontades da carne grita pra agente fazer a vontade delles...Mais qando nois usamos nossa fé np jejum podemos qebralas..

Betânia *-* disse...

Brigada Maninhoo !

Betânia *-* disse...

Bom , mesmo eu sendo Blogueira , ao escrever isto me ajudou muito , eu quase nem sabia o que era Jejum , e nem fazia idéia que o Jejum só pode ser feito 3h depois que comermos , então me ajudou muito .

Maria Vanessa disse...

antes não sabia oque era jejum mais ou menos
agora lendo eu sei que me ajudou bastante
cada vez mais eu apresndo com todos


Obrigado TF Teen por cada vez mais nem que sej por blog me ajuda

Maria Vanessa disse...

Muito legal essa orientação

Cada vez aprendo mais
agor apresndi sobre o jejum
cada vez mais apresndo mais coisas nem se vor por Blog mais mesmo assim apresndendo muitas coisas com o Pessoal da Consolação coisas que eu nunca imaginei que eu ia cada vez mais aprender sobre Deus

quero continuar assim firma na presença de Deus e graças a todos hoje sou batizada Obrigada !

Helena disse...

agora entendo , muito mais sobre o jejum ,se não fosse por esse blog ??

Maria Vanessa disse...

Legal gostei muito

Não sabia o que era muito bem
mais com isso eu aprendo mais
sobre Deus o que eu nem imaginava
aprendi a dar valor e fazer coisas impossives
Aprendi que para Deus não tem impossivel mais siim possivel
Cada vez aprendo mais
Obrigada Tf Teen

Maria Vanessa disse...

Agora siim sei mais
sobre jejum
Cada vez mais eu aprendo

obrigada por mais uma orientação Espiritual